A pedra mágica do discurso

Eneida Maria de Souza

De: R$ 33,00
Por: R$ 29,70

Sinopse

A segunda edição revista e ampliada de A Pedra Mágica do Discurso vem somar mais um ponto à bibliografia crítica sobre Mário de Andrade. Os 70 anos de publicação de Macunaíma , completados em 1998, reforçam a atualidade e a originalidade de um texto que nasceu moderno e se transformou em clássico representante de um Brasil atordoado por questões identitárias e nacionalistas.

A intenção da autora de revisitar a abordagem intertextual e discursiva da obra, cortando os excessos e preenchendo alguns lapsos, se pautou pela necessidade de revestir Macunaíma do traje contemporâneo da crítica, marcado pelo plágio, a colagem e o deboche. Embora a sistematização da prática intertextual tenha sido melhor apreendida nos seminários de Julia Kristieva, durante a estada de Eneida Maria de Souza em Paris, no final dos anos 70 e início dos anos 80, o livro de Mário de Andrade já havia acenado, escandalosamente, para o exercício tupiniquim do intertexto. Desse feliz encontro o saldo foi positivo tanto para a crítica quanto para o reconhecimento do livro como obra que supera fronteiras e que continua a rir das limitações temporais.

Reunir o exemplo de abordagem intertextual com a leitura biográfica de Mário de Andrade através de sua correspondência com os amigos de Minas – matéria dos ensaios acrescidos a esta edição – tem o mérito de oferecer aos leitores dois tipos de análise que se completam: de um lado, o trabalho minucioso com a linguagem e as artimanhas discursivas a obra; de outro, a atuação intelectual do autor na década de 40, um dos períodos mais conturbados e significativos da cultura brasileira.

Área:
Estudos Literários e Estudos Culturais
ISBN:
8570411677
Ano | Edição:
1999 | 2ª ampl.
Páginas:
240
Editora:
UFMG
Dimensão:
22,5 x 1,5 x 15,5 cm
Peso:
410 g

Editora da Universidade Federal de Minas Gerais

Receba nossas promoções em seu e-mail!