O Centro de Estudos Indianos (CEI) da UFMG vai realizar, de 9 a 11 de novembro, a segunda edição da Jornada Internacional Brasil-Índia: ideais de emancipação, no auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face). As atividades, gratuitas, não exigem inscrição prévia. Na abertura, a Editora UFMG lança o livro A imaginação emancipatória - Ashis Nandy e os desafios do século XXI, da professora Lucia Rabello de Castro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A obra apresenta o legado de Ashis Nandy, considerado um dos maiores pensadores indianos da atualidade.

Veja a programação da Jornada

Dia 9 (segunda-feira)
19h: Sessão de Abertura e lançamento do livro A imaginação emancipatória - Ashis Nandy e os desafios do século XXI, de Lucia Rabello de Castro (UFRJ).

Dia 10 (terça-feira)
9h30 às12h30: Mesa-redonda Brasil-Índia no contexto dos Brics, com participação dos pesquisadores José Maurício Domingues, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Osmar Moreira dos Santos, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), e Javier Alberto Vadell, da PUC-MG.

14h30 às 18h: Mesa-redonda Urbanização e emancipação social, com María Elena Rodríguez Ortiz, doutoranda em Sociologia no Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), Kanishka Goonewardena, pesquisadora da University of Toronto, e Eric Robert Leclerc, pesquisador da Université Lille.

Dia 11 (quarta-feira)
9h30 às 12h30: Mesa-redonda Evolução da consciência humana, com os pesquisadores de instituições indianas Conceição Muniz Corrêa e Deepti Tewari Puri, além do pesquisador visitante Maurício Andrés Ribeiro, do Indian Institute of Management (Bangalore, Índia), e do professor da UFMG, Carlos Gohn.

14h30 às 18h: Mesa de encerramento Brasil-Índia: potencialidades de diálogos.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-3258 ou no site do CEI.

Editora da Universidade Federal de Minas Gerais

Receba nossas promoções em seu e-mail!